My Bio

Sou Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Comecei a lecionar Direito na Universidade de Coimbra e, posteriormente, concentrei a minha carreira académica na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde concluí o Mestrado e o Doutoramento. Nos últimos cinco anos, regi Direito das Obrigações, I e II, Direito Comercial Internacional, Direito Comercial I, Direito da Arbitragem e da Mediação e ensinei ainda Teoria Geral do Direito Civil, I e II, Direito dos Contratos, Direitos Reais. Organizei e co-coordenei vários cursos pós-graduados sobre a CISG e os Princípios Unidroit, sobre contencioso comercial, sobre aquisição de empresas (M&A) e litígios societários, sobre arbitragem internacional lusófona, entre outros.


Ao lado da vida académica, tenho um percurso de 20 anos de experiência prática como Advogada, dos quais uma década a assistir clientes em transações comerciais e outra década a resolver litígios, em representação de empresas nacionais e estrangeiras. Fui sócia da Morais Leitão, Galvão Teles, Soares da Silva & Associados, onde colaborei 19 anos.


Hoje, dedico a minha atividade à arbitragem, enquanto árbitra independente, em procedimentos arbitrais perante diferentes instituições, em diferentes línguas, com diferentes sedes e sujeitos a diferentes leis. Integro a lista de árbitros de centros de arbitragem locais e internacionais, nomeadamente Shenzen Court of International Arbitration, Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CAM-CCBC), Câmara de Mediação e Arbitragem Empresarial - Brasil (CAMARB), d Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem (CBMA), Câmara de Arbitragem do Mercado B3 (CAM B3), Câmara de Conciliação e Mediação CIESP-FIESP e Centro de Arbitragem Comercial da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa. Sou vogal da Associação Portuguesa de Arbitragem, membro da ICC Task Force on Corruption in Arbitration e da Comissão Portuguesa da CCI, entre outras.


Escrevi várias monografias, manuais e estudos nas áreas do Direito das Obrigações, Direito Comercial e Direito da Arbitragem e publiquei, nos últimos anos:

2023: Arbitragem internacional no Brasil: o que é e o que implica? – primeiras reflexões, em Arbitragem e Poder Judiciário, Migalhas, São Paulo; 2022: Responsabilidade e exoneração na venda internacional de mercadorias: primeiras reflexões, Revista da Ordem dos Advogados; 2022: A Decisão do Superior Tribunal de Justiça Relativa ao Conflito de Competência no 185.702/DF, de 30 de Junho de 2022: uma Releitura do Princípio Competência-Competência?, Revista Brasileira de Arbitragem, 76; 2021: Aquisição de Empresas: cláusulas particulares em share deals, VI Congresso DSR, Almedina, Coimbra; 2021: em co-autoria, “Contratos prolongados”: entre dogmas carecidos de revisão e problemas carecidos de sinalização”, Arbitragem e outros Temas de Direito Privado, Estudos Jurídicos em Homenagem a José Emílio Nunes Pinto, Quartier Latin; 2021: Tutela da autonomia privada em cenários disruptivos: riscos, crédito e garantias, AAFDL, 2021: Direito das Obrigações em Tempos de Calamidade. Reflexões durante um ano de pandemia, Almedina; 2020: “Cláusulas de preço fixo, de ajustamento de preço e de alteração material adversa (“mac”) e cláusulas de força maior — revisitando problemas de riscos de desequilíbrio e de maiores despesas em tempos virulentos”, Revista da Ordem dos Advogados; 2020: “Cláusulas de acordo integral e cláusulas de solução única ou de remédio” único”, II Encontros de Direito Civil, A Tutela dos Credores, UCP; em co-autoria, “Crédito empresarial em tempos virulentos – primeiras reflexões”, RFDUL, Lisboa; 2020: co-coordenadora e autora de Manual de Arbitragem Internacional Lusófona, vol. I, Almedina; 2019: Contratos, I, Perturbações na Execução, Almedina; 2018: Aquisição de empresas e de participações acionistas. Problemas e litígios, Almedina; 2018: “Quatro proposições em torno da vinculação debitória, revisitando o Código Civil de 1966”, Revista de Direito Civil; 2018: “Jurisprudência cível e metodologia jurídica”, Cadernos de Direito Privado; 2018: “Garantias reais e insolvência”, III Congresso de Direito Bancário, Almedina; 2018, “Cláusulas contratuais gerais de limite mínimo da taxa de juro no mútuo bancário”, Cadernos de Direito Privado; 2017: Impossibilidade da Prestação, Almedina; 2017, “Resolução do contrato por incumprimento no direito português, brasileiro e alemão”, Revista de Direito Civil; 2017 “Euribor negativa e mútuo bancário”, Revista de Direito das Sociedades; 2016, “Esforços e dispêndios exigíveis ao devedor”, Revista da Ordem dos Advogados, 2016 “Breves notas sobre o inquérito judicial nas SA nos 30 anos do CSC”, Revista de Direito das Sociedades.

Participo em atividades editoriais, fui sub-diretora da Revista da Ordem dos Advogados e sou membro do conselho editorial da Revista da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa